sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Fundamentos do Projeto

Segundo Madalena Freire (1996) “...O sujeito é uma totalidade de ação e pensamento. Afetividade e cognição. Prática e teoria... Mas não existe processo de autonomia(libertação) sem criação e apropriação do pensamento, dos desejos e dos sonhos de vida. É através da reflexão ( no desenvolvimento de suas hipóteses) que o educando se apropria do seu pensamento, no contato com o pensamento dos outros-iguais e teóricos. Para pensar, conhecer um objeto é necessário recriá-lo, reinventá-lo. Nesse processo ocorrem mudanças não somente no objeto mas também no sujeito que atua. O processo de aprendizagem é constituído por esses movimentos de mudanças. Aprender significa mudar, transformar...”.

A Robótica educativa ou pedagógica, caracteriza ambientes de aprendizagem que reúnem Kits de montagens e softwares que permitem programar os modelos montados, aumentando o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas disciplinas.
O aluno vivencia na prática, através da montagem e programação dos robôs, conceitos estudados em sala de aula. Essas atividades valorizam e incentivam o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, a pesquisa, a tomada de decisões, definição de ações, promovendo o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.
A intenção é de instigar o aluno a observar, abstrair e inventar, visando a solução de problemas de sua realidade cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este Blog!
Obrigada.