segunda-feira, 28 de maio de 2012

Barco Viking

Galileu Galilei foi um famoso cientista que viveu na Itália, no período de 1564 a 1642.
Certo dia, enquanto assistia a uma missa, notou que um lustre da igreja balançava em intervalos de tempo iguais, mesmo quando sua amplitude não permanecia constante.
Foi nessa situação que Galileu como todo gênio que se preza, teve uma idéia brilhante.Para medir o tempo que o lustre demorava para sair de um extremo e retornar ao mesmo ponto ,utilizou a sua pulsação.Isso mesmo! Contou as batidas do seu coração enquanto o lustre balançava.
Ele notou que o tempo que demorava uma oscilação completa não dependia do quanto o lustre era pesado ou da amplitude do movimento , mas somente do comprimento do fio em que estava suspenso.
Foi assim que surgiu o "pulsillogium", uma espécie de relógio que se baseava no princípio de funcionamento do pêndulo. Galileu que era médico, passou a utilizar o "pulsillogium", para medir a frequencia cardíaca de seus pacientes...


O Barco Viking é um brinquedo que pode ser encontrado em muitos parques de Diversão e movimenta-se como  um pêndulo simples.
Para manter seu movimento pendular, o brinquedo utiliza o motor elétrico, que fornece o impulso no momento adequado para aumentar e manter a amplitude de oscilação.
Nos parques de diversão, os chamados brinquedos radicais usam e abusam da aceleração,pois são as mudanças de velocidade que mexem com o nosso organismo...
Então, não importa se a velocidade é alta ou baixa, mas, sim, a rapidez com que ela muda, ou seja, sua aceleração.   
  ( Fonte Revista de Educação Tecnológica Zoom).


Após leitura deste  texto, montagem e programação, os alunos registaram através de relatórios suas  descobertas e aprendizagens.


Um pouco sobre os VIKINGS:



Ilustração de André Brito. VikingOs legendários vikingsOs Vikings se tornaram famosos por serem guerreiros e aventureiros corajosos e ambiciosos. Até o final do século VIII, a Escandinávia era uma região praticamente ignorada pela Europa. De repente, em 780, os Vikings se deslocaram da Noruega, Dinamarca e Suécia e começaram a saltear a Europa cristã, devastando cidades e campos. "Da fúria dos nórdicos, livrai-nos Senhor" ! (dizem que assim rezavam os monges saxões quando os vikings pagãos invadiam seus tranquilos mosteiros).
O exército Viking era formado de guerreiros profissionais: treinavam para combates ferozes e estavam melhor equipados com espadas, escudos, machados e arcos. Além disso, eram exímios navegadores e com seus barcos sólidos se aventuravam para o alto mar. Quando chegavam à terra, saqueavam imediatamente as aldeias para obter cavalos, gado e cereais.


Ilustração de André Brito. Barco viking
Escultura em madeira da época  viking Os Vikings navegavam nos aperfeiçoados e belos drakkars - os compridos barcos a vela e a remo esculpidos na madeira. Foram os primeiros na Europa do Norte a construí-los com velas. Com isto ganhavam enorme vantagem sobre as embarcações de outras nações, movidas a remos. E navegando cada vez mais distante, tomaram grande parte da Suécia e da Escócia, a ilha de Man, as ilhas Hébridas, a Islândia, a Groenlândia e outros territórios russos, suecos e finlandeses e construíram um respeitável povoado na região do fiorde de Oslo. Acabaram por unificar a Noruega, reinando sobre ela durante anos.Ilustração de André Brito. BacavikiOs Vikings eram também experts na fabricação de objetos de de uso diário, armas e jóias. Grande parte da arte do tempo dos Vikings foi gravada ou esculpida em madeiras, decoradas com complexos desenhos entrelaçados de animais (foto).
Eles prestavam cultos a muitos deuses. Odin, Thor e Frey eram mais cultuados. O martelo do deus Thor, o mais venerado, era como um berloque que usavam para atrair a boa sorte.
No período viking a Noruega conheceu um desenvolvimento notável: a agricultura, o comércio e a construção de barcos foram as atividades mais importantes. Tudo o que se sabe sobre o passado desse país está baseado em lendas, nas famosas sagas que descrevem as aventuras marítimas dos temíveis guerreiros bárbaros.

                                       (Fonte:http://www.bacalhau.com.br/vikings.htm)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este Blog!
Obrigada.