O ato de construir e programar um robô exige a combinação de conhecimentos de diferentes áreas, o que dá a robótica um caráter multidisciplinar.
É uma ótima ferramenta de auxílio ao ensino, juntando a teoria e a prática, desenvolvendo o trabalho em equipe, a capacidade de solucionar problemas, o senso crítico, a criatividade, autonomia e responsabilidade, entre outros.
A construção de ambientes dinâmicos de aprendizagem fundamenta-se na teoria sóciointeracionista de Vygotsky que destaca a cooperação como fator de promoção da aprendizagem.
O professor Celso Antunes, colaborador da LEGO, Divisão Educacional, escreve na revista do Projeto de Educação Tecnológica da LEGO ZOOM, que "A aprendizagem e a construção de significados pelo cérebro se manifestam quando este transforma sensações em percepções e estas em conhecimento, mas este trânsito somente se completa de forma eficaz quando aciona os elementos essenciais do bom brincar, que são justamente memória, emoção, linguagem,atenção, criatividade, motivação e, principalmente, ação."
Assim são os nossos encontros nas oficinas de robótica: ambientes dinâmicos, cooperativos, onde se aprende brincando.
Muito legal este trabalho. Um alento para os pessimistas e uma injeção de ânimo para quem acredita na educação de forma criativa e transformadora. Parabéns!
ResponderExcluir