sábado, 22 de setembro de 2012

Agradecemos sua visita





10.000 acessos

É com enorme alegria que hoje ultrapassamos a marca de 10.000 acessos.
Para nós este número significa muito.Expressa que cada vez mais pessoas em diferentes lugares estão conhecendo nosso trabalho.
Agradecemos a vocês que conosco constroem esta história e esperamos continuar contando com a tua visita!


 Visualizações de página por país
Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
8619
Estados Unidos
723
Alemanha
218
Rússia
149
Portugal
125
França
27
Ucrânia
26
Japão
19
Holanda
18
Coreia do Sul
9

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Orgulho de ser gaúcho


"...Sirvam nossas façanhas 
de modelo a toda Terra..."



Neste 20 de setembro, muito orgulho desta nossa Terra!

"É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor..."

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O esqueitista ou o skatista?



Você conhece alguém que vive por aí com um skate? Ou será que você mesmo já realizou alguma manobra radical com um? Sabe quem ou como ele foi inventado? 

Segundo o site http://noticias.terra.com.br/, "Apesar de ser um esporte ligado aos jovens da atualidade, especula-se que o skate tenha sido inventado no início do século XX, quando um garoto norte-americano resolveu desmontar os patins da irmã e construir o que hoje pode ser considerado o embrião do skate. A irmã pode ter ficado a pé, mas ele entrou para a história.
Segundo Eduardo Yndyo Tassara, um dos maiores pesquisadores e acervistas brasileiros da história do skate, "os primeiros relatos de que se tem noticia são de 1918, quando um garoto norte-americano chamado Doc Ball desmontou os patins da irmã e montou um skate em um shape (molde de madeira do skate). Com o joelho apoiado na estrutura, Doc dava impulso com o outro pé. Mesmo não ficando em pé, a essência do skate nascia ali", afirma.
Os skates das décadas de 30 e 40 não evoluíram muito se comparados àquele primeiro modelo: eram caixotes que tinham rodas e contavam com apoio para as mãos. Segundo Tassara, "o skate moderno que conhecemos hoje, com o praticante equilibrando-se em pé, só apareceu nos final dos anos 50 e tornou-se bastante popular apenas no início da década de 60". Nessa época, os surfistas da Califórnia (EUA) queriam se divertir nas ruas, nos dias em que o mar não estava adequado para o surf. Assim, adotaram shapes com rodas e passaram a chamar o novo esporte de sidewalk surf (que pode ser traduzido como "surf de calçada").
No Brasil, o esporte surgiu no Rio de Janeiro, no início dos anos 60, quando "os skates geralmente eram trazidos pelos filhos de diplomatas americanos", afirma Tassara. No entanto, popularização maior aconteceu no início da década de 70. No País, atualmente, estima-se que em 6% dos domicílios brasileiros more alguém que tenha um skate.


Para conhecer mais sobre este esporte radical que provoca fascínio entre muitos jovens, é possível acessar as seguintes páginas, entre outras:


Esta semana, os alunos de todas as turmas vão realizar a montagem de um esqueitista.O objetivo deste trabalho será entre outros, o estudo de ângulos nos planos inclinados.
Além dos conceitos tecnológicos trabalhados, retomaremos o conceito de energia, mostrando que ao descer uma rampa, a velocidade do skate aumenta, ou seja, toda a energia que o skate possuía na posição mais alta( energia potencial) é transformada em energia  de movimento( cinética) à medida que ele desce, e vice-versa. Tal conceito já foi verificado quando trabalhamos com a montanha-russa.
Através da programação, o desafio será criar robôs capazes de fazer manobras radicais em pequenas rampas.

Serão postadas as fotos de acordo com a realização de cada grupo de trabalho:

NOSSAS MONTAGENS:



Robo 01:




Robo 02:






Robo 03:






Robo 04:






terça-feira, 4 de setembro de 2012

Tiranossauro REX

Sabemos que os dinossauros foram extintos a bastante tempo, mas ainda hoje causam fascínio entre muitas pessoas.
As turmas robô 03 e Robô 04 realizaram a montagem de um T-REX.
Os alunos realizaram leitura de material informativo sobre o assunto utilizando os textos:


Texto número 1:

Tiranossauro Rex
            O Tiranossauro, "lagarto tirano rei", foi um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje, perdendo apenas para o Giganotossauro e para o Carcarodontossauro, seus parentes, possivelmente menos agressivos.
            Inicialmente ele foi chamado de Dynamosaurus imperiosus, mas logo recebeu um nome mais apropriado. Este magnífico e assustador animal que foi descoberto no Oeste Americano, tinha a cabeça gigantesca, cerca de 1,20 metros de comprimento e suas mandíbulas eram tão grandes que podiam deglutir um ser humano inteiro e exercer uma pressão de 1300 quilos, dez vezes mais que o grande Tubarão-Branco. Isso também prova que o Tiranossauro era um caçador, e não um necrófago como pensam alguns cientistas, já que, para se alimentar de carniça não precisaria de uma mordida tão violenta.
            Seus dentes afiados eram ligeiramente curvos, de forma a agarrar melhor suas presas. Como o tubarão, uma vez que o Tiranossauro pegava sua vítima, ela não tinha chance de escapar de suas mandíbulas e fugir. Possuía cerca de cinqüenta desses dentes afiadíssimos de até 20 cm, uma perfeita máquina mortífera. Com o ataque, saltava para a frente agarrando a presa com os dentes até dominá-la por completo. Suas vítimas prediletas eram os Hadrossauros.
            O Tiranossauro andava sobre duas pernas, que eram fortes o suficiente para sustentar o grande corpo e movimentá-lo à uma velocidade de até 48km/h. Cada pé possuia garras fortíssimas. Três desses dedos eram de apoio e um nem tocava o chão. Os bracinhos minúsculos, com apenas dois dedos cada chegavam a ser até meio ridículos se comparados ao tamanho desse animal. Não se sabe ao certo para que o Tiranossauro usava esses braços; se para se apoiar ou para agarrar a presas.
            O achado de um crânio danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas entre os Tiranossauros, por comida e pelo direito de se acasalar. 

DADOS GERAIS DA FERA

Nome: Tiranossauro Rex, que significa "rei dos répteis tiranos" 
Nome científico: Tyrannosaurus rex
Período em que viveu: Por volta de 144 e 66 milhões de anos atrás, na América do Norte  e na China e, possivelmente, na América do Sul e Índia. 
Peso: Cerca do 8 toneladas
Tamanho: 14 metros de comprimento e 5,60 metros de altura 
Alimentação: Carne de outros dinossauros



Texto número 2:
                                                    Tiranossauros


            Os Tiranossauros (do grego, lagarto tirano) foram uma espécie de dinossauros terópodes coelurossauros que viveram durante o final do período cretáceo, entre aproximadamente sessenta e cinco e sessenta e sete milhões de anos atrás, em toda a região que hoje é a América do Norteocidental. O principal espécime dessa classe era o Tiranossauro Rex, que ganhou a alcunha nomenclatural de rex (rei, em latim), por ter sido o primeiro dinossauro comprovadamente carnívoro a ter um fóssil totalmente remontado, tornando-se assim uma figura extremamente famosa na cultura popular atual, conhecido também apenas como T-rex, apelido usado até mesmo entre a comunidade científica para denominar toda a linhagem de tiranossauros.
            Assim como outros representantes da classe dos Tyrannosauridae, o T-rex foi um carnívoro bípede com um crânio cilíndrico e uma grossa e musculosa cauda. Suas pernas eram longas e musculosas, mas seus braços eram extremamente curtos e finos, tidos como sem utilidade alguma, além desses serem também possuírem três dedos ao fim de cada pata. Em média, um T-rex em idade adulta atingia cerca de quatro metros de altura e mais de doze metros de comprimento do crânio até o fim da cauda, e com um peso que podia variar entre seis e dez toneladas, fazendo do T-rex um dos maiores predadores que já viveram na Terra. Estimasse também que suas musculosas pernas permitiam que o animal atingisse uma velocidade superior a quarenta quilômetros por hora em uma corrida livre. Hoje, se conhecem mais de trinta sub-espécies de tiranossauros, quase todas com fósseis completos em perfeito estado, e é exatamente essa abundância de material fóssil disponível que permitiu que esses animais fossem profundamente estudados para se descobrir os principais aspectos de sua biomecânica, apesar de que sua fisiologia e seus hábitos diários ainda são frutos de debate até hoje.
            Acreditasse que os tiranossauros vivessem em grandes grupos familiares, tal como os elefantes. O achado de um crânio de tiranossauro danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas por comida e pelo direito de se acasalar entre os indivíduos dessa mesma espécie. Apesar de não ter sido o maior carnívoro bípede, pois era superado em tamanho por muitas outras espécies como o Espinossauro e o Saurophaganax, o T-rex foi o primeiro a ter um fóssil totalmente remontado, razão que o levou a se tornar o mais famosos dos dinossauros, e sua fama de grande assassino o levou a ser representado como principal vilão em todas as mídias em que aparece, tornando-se símbolo de sua raça e uma referência no campo dacaça pela alimentação.

Descrição
Comparação entre o tamanho de um tiranossauro e o de um homem.
            Foi um dos maiores carnívoros terrestres de todos os tempos, alcançando 5,5 a 6,0 metros dealtura, 14,5 metros de comprimento e pesando cerca de 8,5 toneladas.[1] É considerado por muitos o predador mais eficiente e o mais aterrorizador dinossauro que existiu pois, embora houvesse espécies maiores, tal como o Espinossauro, o Giganotossauro e o Carcharodontossauro, o Tiranossauro era o mais poderoso, tendo a musculatura mais desenvolvida, bem como uma maior velocidade, uma melhor visão, comparável às aves de rapina atuais, e um cérebro mais desenvolvido. Sua boca possuía dentes que chegavam a medir incríveis 30 centímetros (o tamanho de uma banana), sendo que já foram encontrados dentes de mais de 30  cm. Estes eram curvados para trás e, diferentemente do Carcharodontossauro, eram cônicos e grossos, chegando a estraçalhar os ossos e moê-los junto com a carne. Os dentes usados ou quebrados muitas vezes são encontrados, mas diferentemente daqueles de mamíferos, nos tiranossauros, bem como nos demais dinossauros carnívoros, dentes eram constantemente substituídos durante toda a vida do animal.
            Foi o animal terrestre mais feroz de todos os tempos, bem como aquele que possuía a mais potente mordida, bastando uma para matar sua presa.
            Sua mandíbula é imensa, podendo abrigar meia tonelada de comida lá dentro, e por possuir músculos extremamente desenvolvidos no pescoço possui uma força de mordida maior que qualquer outro dinossauro, chegando a potência de 5.000  kg.
            O maior crânio de Tiranossauro até hoje encontrado mede até 1,80 m MOR 008 (6 pés) de comprimento. Em comparação com outros terópodes, o tiranossauro tinha um crânio particularmente grande. O crânio era extremamente largo, com um focinho estreito, permitindo um grande grau de visão estereoscópicas, o que lhe permitia enxergar o mundo em três dimensões, possibilitando-lhe calcular e realizar ataques com precisão. Por fim, ele também tinha uma visão binocular, ou seja, uma visão igual a das aves de rapina modernas. Alguns ossos, como o nasais, foram fundidos, prevenindo movimento entre eles.
Fonte: wikipedia.org

Nosso T-REX:



Primeira viagem do homem ao espaço


Hoje, utilizamos uma reportagem do Jornal Estadão, de São Paulo, para reflexão e análise.  Trata-se de uma notícia que marca os 50 anos da primeira viagem do homem ao espaço, em 12 de abril de 2011. 

A reportagem compara os avanços realizados pela Russia e pelos Estados Unidos, na área 
espacial, principalmente em relação ao desenvolvimento de novas espaçonaves.

A proposta de trabalho da aula de hoje,na turma Robo 02, desenvolvida a partir das reflexões sobre a reportagem,  propôs a construção de um Jipe Lunar.

Primeira viagem do homem ao espaço completa 50 anos

12 de abril de 2011 | 10h 20   AE - Agência Estado
A Rússia comemora hoje o 50º aniversário da primeira viagem espacial de um humano, o cosmonauta russo Yuri Gagarin. Apesar disso, o país se arrisca a perder sua vantagem no espaço, ao confiar exclusivamente nos avanços obtidos na era soviética e fazer muito pouco para desenvolver novas espaçonaves, advertiu hoje uma cosmonauta russa.
Svetlana Savitskaya, que voou em duas missões espaciais em 1982 e 1984 e se tornou a primeira mulher a fazer uma caminhada espacial, criticou duramente o governo russo por prestar pouca atenção aos avanços no espaço, desde o colapso da União Soviética, em 1991. "Não há nada novo para sentir-se orgulhoso nos últimos 20 anos", disse Savitskaya, membro do Parlamento pelo Partido Comunista.
Ainda que as envelhecidas espaçonaves russas passem a ser o único meio de transporte até a Estação Espacial Internacional, após os Estados Unidos encerrarem seu programa de ônibus espaciais com o voo da Atlantis em meados do ano, os norte-americanos já trabalham em uma nova geração de naves espaciais. Enquanto isso, a Rússia não fez praticamente nada para projetar substitutos para a nave espacial Soyuz, de 43 anos, comparou Savitskaya.
"Se não nos colocarmos em dia com o que perdemos nos últimos 20 anos, ficaremos sem nada", disse Savitskaya em entrevista coletiva. Funcionários do setor e astronautas do mundo todo chegaram a Moscou para homenagear Gagarin. O russo passou 108 minutos no espaço em 12 de abril de 1961, estimulando também os EUA a acelerarem seus passos na corrida espacial para chegar à Lua. As informações são da Associated Press.

Locomotiva

O calor foi a primeira energia utilizada com sucesso nos veículos terrestres, substituindo a tração animal. Nos trens  a vapor, por exemplo, o calor gerado pelo fogo aquecia um grande recipiente contendo água. O vapor formado, como numa panela de pressão, impulsionava a locomotiva para a frente.
Os primeiros carros funcionavam a vapor, utilizando o mesmo princípio do trem. No entanto, eles eram muito barulhentos, além de normalmente deixarem seus donos na mão. ( Fonte Revista Lego Zoom)





Cada vez mais estamos inovando no modo de captação e uso de energias.
Atualmente, muito se fala e pesquisa sobre energias limpas e renováveis.
A sustentabilidade exige de nós tal preocupação, pois cada vez mais nosso Planeta pede socorro.
Ainda assim, nossas cidades avançam em número de veículos automotivos.
Precisamos estar atentos!

Hoje os alunos da Robo 01, estudaram sobre os diferentes tipos de energia usados para o funcionamento dos carros e a montagem proposta foi a de uma locomotiva. Assim, os alunos puderam pensar um pouco sobre este meio de transporte de outros tempos.


PROGRAMANDO NOSSA LOCOMOTIVA: