terça-feira, 12 de junho de 2012

É tudo invenção

"Alguém é capaz de dizer como surgiu o abraço, a piada, o futebol, o assobio...?
Nada no mundo surgiu assim, num passe de mágica.
Cada coisa nasceu de um misto de olhar esperto, bom humor e, claro, de muita imaginação e poesia."


Com poemas curtos e graciosos, Ricardo Silvestrin retrata invenções muito significativas, que são ilustradas em detalhes por Luiz Maia.

Veja:
 A invenção do abraço


Há abraços longos 
e curtos,
magros e gordos.
Há braços brancos 
e negros,
de velhos 
de crianças.
Há abraços e braços.
Até que um dia
alguém lhe deu um passo,
diminuiu o espaço
e fez do braço 
um laço.
Foi um sucesso,
virou moda, 
e hoje até na hora
do fracasso
se há braço
há abraço. 



Bebê com controle remoto?

Controle Remoto é um divertido livro de Tino Freitas, com ilustrações de Mariana Massarani, que conta a história de um bebê que foi trazido pela cegonha e com ele um controle remoto...Basta apontar o controle remoto para o menino e apertar a tecla SAP ( Serviço de Ajuda aos Pais) para que os pais entendam o que é que ele quer...mas um dia a pilha do aparelho acaba...
Quer saber o final desta história? É só retirar este livro na Biblioteca de nossa Escola.

O livro das mákinas malukas

Você já imaginou viajar em uma máquina do tempo, ou usar um incrível raio redutor para diminuir tudo que estiver lhe encomodando?
Conhece a fórmula do supercrescimento?
E um gerador de invisibilidade?
Para os carecas uma milagrosa loção capilar... e aos interessados um chip linguístico... e uma vaca que dê leite de todos os jeitos?
Leia  O LIVRO DAS MÁKINAS MALUKAS, de Luiz Roberto Guedes com ilustrações de Patricia Woll e conheça cada uma dessas invenções maravilhosas e seus inventores.

Dia dos namorados

Neste dia 12 de junho, demonstre todo o seu amor!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente


Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.


 Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são:
  • Mostrar o lado humano das questões ambientais;
  • Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
  • Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
  • Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero. ( Texto e imagem retirados na íntegra do blog  http://blog.checklist.com.br/?p=7362)

    É preciso unir esforços para construir um futuro melhor, conscientizando adultos e crianças da necessária mudança de atitude em relação ao planeta.
      Penso nisto, lançamos aos alunos o desafio Robociclagem, onde além de trabalharmos sobre a coleta seletiva, reaproveitamento de resíduos e reciclagem, cada grupo deve construir um robô que realize a coleta do lixo e  o encaminhe ao destino correto.








   

Iniciando a programação de robôs

Na última segunda-feira, dia 4 de junho, a turma Robô 02, realizou a montagem de um Buggy e iniciou o trabalho com a programação.
Os alunos estavam encantados com a possibilidade de trabalho autônomo do protótipo.
A programação inicial foi bem simples. O  primeiro desfaio era fazer  o Buggy  andar para frente até marca definida.Após ele deveria ir e voltar e por fim usar o pulo e pouso,para ver o que aconteceria.
Os alunos exploraram a paleta de funções e com muita curiosidade e entusiasmo, foram construindo as programações.
Valeu pessoal! De agora em diante muitas novidades nos esperam!!!!