terça-feira, 29 de maio de 2012

Elevadores famosos

Você já viu ou conhece algum destes?


Em Salvador, na Bahia, o ELEVADOR LACERDA


Na Austrália os  famosos CABLE CARS, parecidos com os nossos elevadores.




O que é isso????



Parece até uma sala, mas o que você está vendo na imagem acima é um enorme elevador com capacidade para transportar até 80 passageiros de uma só vez. O elevador foi construído pela Mitsubishi em um prédio de escritórios chamado Umeda Hankyu localizado em Osaka no Japão. No total foram 5 elevadores instalados no edifício inaugurados no último dia 6 de maio. Cada elevador tem capacidade para suportar até 5 toneladas de carga e mede [...] [...] 3.4m de largura x 2.8m de comprimento x 2.6m de altura totalizando 9,52 m². Eles são equipados com vidros para que os passageiros possam admirar a paisagem fora do edifício enquanto estão sendo transportados por eles. No início deste ano conhecemos o elevador mais rápido do mundo construído pela Hitachi, e agora os elevadores da Mitsubishi Electric que são sem dúvida uma obra de arte da engenharia de transportes.

ELEVADOR-CÁPSULA:
Em Londres na sede do Channel.


ELEVADORES EM LISBOA, EM PORTUGAL:






segunda-feira, 28 de maio de 2012

O elevador

Atualmente, a construção de prédios públicos ou privados tem contemplado elevadores e rampas.Tudo isso para garantir a Acessibilidade.
Acessibilidade é o direito que todos temos a utilização dos espaços da cidade, ao transporte, às edificações a à comunicação, livres de qualquer obstáculo que limite nosso acesso e circulação com segurança e autonomia.
Em Porto Alegre, a SEACIS ( Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social) é a secretaria responsável por orientar e articular políticas de Acessibilidade.

No dia 23 de maio, a turma Robô 01 construiu um elevador.
O objetivo do trabalho era discutir aspectos da Acessibilidade, além de pensar sobre força, peso e movimento.
Discutimos a utilização da Caixa de Redução, que foi utilizada para simular a descida do elevador em tempo próximo ao real.
Mais uma vez a tecnologia auxiliando a vida das pessoas.
Após montagem e programação, foram registradas as experiências dos grupos em relatórios.



E os meninos da turma Robô 03 também trabalharam nesta montagem.


Mastigação:trabalho em equipe

Um trabalho importantíssimo, e que ocorre em equipe é o da mastigação.Os dentes, mandíbula e músculos relacionados ao movimento da mastigação devem trabalhar em harmonia para obter um resultado nessa primeira etapa da digestão


Imagem do Google
Os músculos transferem movimento e força para os dentes e mandíbula por meio do princípio da alavanca. Assim podemos identificar nesse sistema:o ponto onde se aplica a força, o ponto de apoio e o local para onde a força é transmitida.
 (Revista ZOOM)







Imagem do Google

Nos vertebrados, a mandíbula é o componente móvel do crânio que forma a parte inferior da cabeça.
É nela que os dentes e os músculos da mastigação estão inseridos.Basta falar ou mastigar, para que os músculos, tendões, ligamentos e cartilagens entrem em atividade.








Sempre que proponho aos alunos a montagem da mandíbula, percebo o entusiasmo deles.
Entre risos e gracinhas, eles constroem o protótipo, refletindo sobre os conceitos tecnológicos envolvidos e principalmente sobre a importância da mandíbula.



Após realizar a montagem, os alunos registraram sua experiência e descobertas no relatório do grupo.

Barco Viking

Galileu Galilei foi um famoso cientista que viveu na Itália, no período de 1564 a 1642.
Certo dia, enquanto assistia a uma missa, notou que um lustre da igreja balançava em intervalos de tempo iguais, mesmo quando sua amplitude não permanecia constante.
Foi nessa situação que Galileu como todo gênio que se preza, teve uma idéia brilhante.Para medir o tempo que o lustre demorava para sair de um extremo e retornar ao mesmo ponto ,utilizou a sua pulsação.Isso mesmo! Contou as batidas do seu coração enquanto o lustre balançava.
Ele notou que o tempo que demorava uma oscilação completa não dependia do quanto o lustre era pesado ou da amplitude do movimento , mas somente do comprimento do fio em que estava suspenso.
Foi assim que surgiu o "pulsillogium", uma espécie de relógio que se baseava no princípio de funcionamento do pêndulo. Galileu que era médico, passou a utilizar o "pulsillogium", para medir a frequencia cardíaca de seus pacientes...


O Barco Viking é um brinquedo que pode ser encontrado em muitos parques de Diversão e movimenta-se como  um pêndulo simples.
Para manter seu movimento pendular, o brinquedo utiliza o motor elétrico, que fornece o impulso no momento adequado para aumentar e manter a amplitude de oscilação.
Nos parques de diversão, os chamados brinquedos radicais usam e abusam da aceleração,pois são as mudanças de velocidade que mexem com o nosso organismo...
Então, não importa se a velocidade é alta ou baixa, mas, sim, a rapidez com que ela muda, ou seja, sua aceleração.   
  ( Fonte Revista de Educação Tecnológica Zoom).


Após leitura deste  texto, montagem e programação, os alunos registaram através de relatórios suas  descobertas e aprendizagens.


Um pouco sobre os VIKINGS:



Ilustração de André Brito. VikingOs legendários vikingsOs Vikings se tornaram famosos por serem guerreiros e aventureiros corajosos e ambiciosos. Até o final do século VIII, a Escandinávia era uma região praticamente ignorada pela Europa. De repente, em 780, os Vikings se deslocaram da Noruega, Dinamarca e Suécia e começaram a saltear a Europa cristã, devastando cidades e campos. "Da fúria dos nórdicos, livrai-nos Senhor" ! (dizem que assim rezavam os monges saxões quando os vikings pagãos invadiam seus tranquilos mosteiros).
O exército Viking era formado de guerreiros profissionais: treinavam para combates ferozes e estavam melhor equipados com espadas, escudos, machados e arcos. Além disso, eram exímios navegadores e com seus barcos sólidos se aventuravam para o alto mar. Quando chegavam à terra, saqueavam imediatamente as aldeias para obter cavalos, gado e cereais.


Ilustração de André Brito. Barco viking
Escultura em madeira da época  viking Os Vikings navegavam nos aperfeiçoados e belos drakkars - os compridos barcos a vela e a remo esculpidos na madeira. Foram os primeiros na Europa do Norte a construí-los com velas. Com isto ganhavam enorme vantagem sobre as embarcações de outras nações, movidas a remos. E navegando cada vez mais distante, tomaram grande parte da Suécia e da Escócia, a ilha de Man, as ilhas Hébridas, a Islândia, a Groenlândia e outros territórios russos, suecos e finlandeses e construíram um respeitável povoado na região do fiorde de Oslo. Acabaram por unificar a Noruega, reinando sobre ela durante anos.Ilustração de André Brito. BacavikiOs Vikings eram também experts na fabricação de objetos de de uso diário, armas e jóias. Grande parte da arte do tempo dos Vikings foi gravada ou esculpida em madeiras, decoradas com complexos desenhos entrelaçados de animais (foto).
Eles prestavam cultos a muitos deuses. Odin, Thor e Frey eram mais cultuados. O martelo do deus Thor, o mais venerado, era como um berloque que usavam para atrair a boa sorte.
No período viking a Noruega conheceu um desenvolvimento notável: a agricultura, o comércio e a construção de barcos foram as atividades mais importantes. Tudo o que se sabe sobre o passado desse país está baseado em lendas, nas famosas sagas que descrevem as aventuras marítimas dos temíveis guerreiros bárbaros.

                                       (Fonte:http://www.bacalhau.com.br/vikings.htm)




quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tirando a mesa

Dando continuidade ao trabalho iniciado na aula anterior, os grupos dedicaram-se a programação dos protótipos, a fim de que eles realizassem as tarefas determinadas na arena de prova construída.
Com muita disposição e vontade de cumprir os desafios estabelecidos, entre acertos e erros fomos trocando idéias e construindo estratégias capazes de alcançar os objetivos estabelecidos.
Após fazer os ajustes necessários, os alunos registraram em relatórios as experiências de cada grupo.
Parabéns aos alunos pela persistência e determinação!!!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A tecnologia e a vida da gente

Uma alimentação balanceada é fundamental para fornecer aos órgãos do corpo todos os nutrientes de que eles precisam para funcionar bem.Uma alimentação saudável proporciona a quantidade de nutrientes necessária, sem deficiências nem excessos.
De que nutrientes estamos falando?
Proteínas
Carboidratos
Gorduras
Vitaminas
Minerais
Além destes, as Fibras não fornecem nutrientes, mas são importantes para o funcionamento do intestino.


Nossos hábitos alimentares são influenciados por fatores sociais, econômicos e culturais.
Sentar-se à mesa e fazer uma refeição em ambiente tranquilo é um hábito que cada vez menos realizamos.


(Imagem do Google Imagens)
É comum vermos pessoas comendo com o prato na mão, em frente a televisão, ou fazendo diferentes coisas  durante as refeições, ato que inclusive é condenado pelos especialistas. E nessa correria do dia-à-dia, é difícil ver  famílias reunidas em momentos como estes que oportunizam encontros e trocas imensamente importantes.
Comer passa a ser um ato solitário... e a tecnologia que ajuda a organização das famílias, também prejudica a relação humana...mais microondas e menos almoço todos juntos...
E assim caminha a humanidade...

Indo em frente...
E depois da refeição,seja ela solitária ou não, quanta preguiça gerada...o corpo inicia o processo digestivo que mexe com nossas estruturas e dá aquela soneira...
Imagine se após as refeições, ao invés de tirar a mesa,pudéssemos dormir ou nos ocupar com aquilo que bem entendêssemos, não seria ótimo? 
Pensando nisso, a turma Robo 01, realizou a montagem de um robô que tira a mesa, e está trabalhando duro na programação de modo a conseguir alcançar as metas definidas coletivamente pela professora e alunos.

O desafio está lançado! A reflexão está aberta!!










sexta-feira, 11 de maio de 2012

Piadinha


Há algum tempo havia visto essa imagem  e todo seu conteúdo e confesso que achei curiosa.
Quem terá escrito tal definição?
Acho que alguém um tanto enrolado...

Placa Mãe

Cresce cada vez mais o espaço que ocupam o computador e outras mídias digitais na sociedade.
Quem não gosta de navegar na internet ou acessar as redes sociais?
Pois é, mas o que muita gente não costuma lembrar é que  estes equipamentos possuem uma peça fundamental para a sua existência e funcionamento chamada PLACA MÃE.



Segundo a Wikipédia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Placa-m%C3%A3e  A placa mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador entre si, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, entre outros. É nela que são conectados todos estes componentes. Existem alguns padrões de placas mãe, cada qual com seu tamanho específico e quantidade de barramentos e conectores."

No site http://www.algosobre.com.br,encontramos a seguinte definição:"Placa Mãe: É uma grande placa de circuitos onde são encaixados os outros componentes, a Placa mãe recebe o processador, as memórias, os conectores de teclado, mouse e impressora, e muito mais."

Podemos perceber que sem a Placa Mãe um computador não existe,é ela que organiza e orienta os circuitos, fazendo o computador funcionar.
Ocorreu-me refletir sobre o por que desta placa chamar-se Mãe e embora tenha procurado e não encontrado tal explicação, fiz minha reflexão...como poderia se chamar algo de tanta importância? MÃE!!!!
E se até o computador tem sua Placa Mãe, nós do Núcleo de Robótica também queremos homenagear todas as Mães neste dia 12 de maio, DIA DAS MÃES!

Add caption

Aniversário da Escola Nossa Senhora de Fátima

Na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, é o dia do aniversário de Nossa Escola.
Com 55 anos de existência, a Escola é de grande importância na comunidade da Vila Nossa Senhora de Fátima, bairro Bom Jesus, em Porto Alegre.


Para esta data especial, o Núcleo de Robótica traz um texto do grande Educador, Paulo Freire, que com brilhante sensibilidade, própria de seus escritos, fez sobre cada uma e todas as escolas.


Escola é
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
                                                                                                         (Paulo Freire)

PARABÉNS A TODOS NÓS QUE SOMOS E FAZEMOS A ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, SER O QUE É?

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Conceituando


No início de cada ano, quando recebemos nas oficinas os novos alunos, é comum ouvirmos definições de  tecnologia como sendo  os equipamentos  eletrônicos existentes.
Buscando o melhor entendimento sobre o assunto e propondo que os educandos reflitam sobre o tema, apresentamos o texto publicado  no site  http://conceito.de/tecnologia que trata de conceituar e contextualizar o termo e sua aplicação:
"O termo tecnologia, de origem grega, é formado por tekne (“arte, técnica ou ofício”) e por logos (“conjunto de saberes”). É utilizado para definir os conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, com vista a satisfazer as necessidades humanas.
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a tecnologia é o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico.
Apesar de ser difícil estabelecer um mesmo esquema para as diferentes aplicações da tecnologia, pode-se dizer que a fabricação de um novo aparelho/dispositivo começa com a identificação de um problema prático a resolver. De seguida, são fixados os requisitos que deve cumprir a solução (materiais, custos, etc.) e o seu princípio de funcionamento. Por fim, procede-se à concepção do dito aparelho, à construção de um protótipo e ao próprio fabrico. A tecnologia abarca portanto todo este processo, desde a ideia inicial à sua aplicação propriamente dita.
Por si só, a tecnologia nem é boa nem é má. Dos vários impactos positivos, mencionaremos o facto de aumentar a produtividade do trabalho humano e do nível de vida da população, bem como a diminuição dos esforços que implica. Já, no que diz respeito aos aspectos negativos, a tecnologia pode dar origem à desocupação (a partir do momento em que a mão-de-obra, fruto do trabalho do homem, é substituída por máquinas), a diferenças sociais (os trabalhadores são categorizados em função das suas competências tecnológicas) e à contaminação ambiental"
Convém destacar que este ano, trabalharemos no sentido de estabelecer reflexões e desenvolver ações para  problematizar o uso de tecnologias em nossa sociedade de modo crítico e a fim de compreender  os benefícios e malefícios do ponto de vista ecológico, filosófico e social.