quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aprendendo a programar

Na última terça-feira as turmas Robô 01 e 02, iniciaram o trabalho com a programação dos protótipos.
Após a montagem de um Buggy, os alunos utilizando o programa Robolab, fizeram a programação.
Os grupos se deliciaram testando os protótipos e incrementando as programações.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aniversário da Escola

Amanhã, dia 13 de maio, nossa Escola comemora seus 53 anos com uma atividade festiva.
Neste dia estaremos distribuindo a segunda edição do Folhetim Robonotícias.
Nosso folhetim está recheado de notícias do Núcleo de Robótica.
Aproveitamos para deixar um forte abraço e os parabéns para todos que fazem parte da comunidade escolar  do Fátima.

Feliz Aniversário, Escola Fátima!

Robots em ação

Os Robots já estão trabalhando sério na construção da pesquisa para o Desafio Smart Move.
Ontem, iniciamos entrevistas com alunos,professores e funcionários para coletar idéias e opiniões sobre o tema.
O material utilizado foi produzido pelos alunos na oficina da semana anterior.
É isso aí meninada... 
"A persistência é o caminho do êxito."
Charles Chaplin 


Oficinas de B30

    Na última terça-feira,os alunos das turmas Robô 01 e Robô 02, pesquisaram sobre os tipos de energia e realizaram a montagem de um Gerador.
    Os alunos usaram de sua criatividade e incrementaram significativamente o trabalho incluindo personagens entre outras coisas.
    Foi mais uma tarde de troca e aprendizagem.

DESAFIO SMART MOVE: Alinhavando idéias e tecendo parcerias na Escola Fátima

    Ontem pela manhã, realizamos o segundo encontro de professores para articular as ações referentes ao Desafio Smart Move.

Objetivos:



● Construir uma proposta de trabalho coletiva para o Desafio Smart Move, através de parcerias na escola, que possibilitem uma pesquisa mais ampla e abrangente do tema em estudo, bem como possibilidades de transformação da realidade existente.


● Socializar as propostas de ações, pensadas por cada professor, para trabalhar o tema do Campeonato Smart Move;


● Estabelecer as demandas e as estratégias de ação, bem como definir as responsabilidades individuais e coletivas do trabalho;


● Construir um cronograma coletivo de ações;


● Trocar idéias sobre o trabalho a ser desenvolvido pelo coletivo.

      Com o cronograma definido já estamos desenvolvendo o trabalho planejado. 





quinta-feira, 6 de maio de 2010

Desafio Smart Move

Veja o que nos diz o site da First sobre o Desafio Smart Move:


"Todos os dias, os meios de transporte fazem parte das suas vidas. Sua equipe viaja aos lugares onde aprendem, se divertem, visitam amigos e familiares.

As coisas que queremos, roupas que vestimos, alimentos que comemos, água que bebemos, medicamentos que precisamos - todos passam por auto-estradas, em caminhos e trilhas, de trem, subindo e descendo rios, através dos oceanos, sobre montanhas e desertos, ao longo das ruas em que vivemos.
Informações viajam até nós através de professores, amigos, familiares. Isso vem a nós através do boca-a-boca, livros, websites, jornais, mensagens de texto.
Seu desafio nesta temporada é observar sua comunidade e descobrir como pessoas, animais, informações e coisas viajam. Uma vez que você saiba como pessoas e coisas se movem em sua comunidade, escolha um meio de transporte e faça uma pesquisa. Que tipos de problemas reduzem a segurança das pessoas e das coisas a serem transportadas? Que tipo de problemas reduzem a eficiência no transporte dessas pessoas e coisas, prevenindo que elas cheguem rapidamente e usando o mínimo possível de energia? Como o seu time pode ajudar a resolver uma desses problemas?..."





 


Se você quer outras informações acesse o site www.brfirst.org/fll

Pesquisar é preciso

No dia três de maio, terça-feira, os Robots iniciaram o trabalho de pesquisa para o Desafio FLL Smart Move.
Os alunos receberam as orientações iniciais sobre o desafio. Foram lidas as regras, o documento orientador da pesquisa e houve um bom debate sobre o assunto.
Após, os Robots iniciaram em pequenos grupos, um trabalho com roteiro estruturado pela professora, para tomar pé da situação e compreender um pouco mais do Desafio deste ano.
Em processo de pesquisa, buscaram definições para o Tema, descreveram a comunidade e elencaram os meios pelos quais se movem pessoas, animais, coisas e informações  dentro dela.

Ao finalizar a socialização das produções, os alunos elaboraram várias perguntas que poderão ser utilizadas para a pesquisa de campo.

Valeu Robots! 



terça-feira, 4 de maio de 2010

Mobilizando a Escola para o Desafio Smart Move

Hoje pela manhã, participei de uma reunião onde estavam presentes, a Supervisora do Projeto Cidade Escola,professora Neusa, as Supervisoras pedagógicas do segundo e terceiro ciclo,professoras Denise e Fabíola, as professoras Inês e Nair de  B30, os professores Elmar, Marília,Magda e Eliane do 3º ciclo, os professores da Cooperativa de Comunicação Comunitária, Marcos e Fabiana e a vice-diretora da Escola, professora Claudia,para socializar  as informações divulgadas até agora sobre o Desafio Smart Move. 
O objetivo é integrar as turmas num processo de pesquisa amplo e voltado ao Desafio FLL, onde as ações coletivas construam um projeto de Escola, que discuta e aponte idéias em benefício aos problemas da comunidade, relacionados ao tema de estudo.
O desafio dos alunos será observar a comunidade  e descobrir como as coisas se movem. Que tipos de problemas envolvem este movimento de pessoas, animais e informações ?  
Os professores mostraram-se receptivos e dispostos a contribuir para o Desafio Smart Movie.
Na oficina desta noite, começaremos a desenvolver o trabalho com os alunos do grupo Fátima Robots.
Desta vez, esperamos construir um trabalho ainda mais participativo.


" Tudo que construímos juntos é mais significativo e prazeroso. A autoria nos torna igualmente importantes."( Paulo Freire)
   

Mandíbula

Hoje montamos uma Mandíbula e através dela conhecemos um pouco sobre o processo de mastigação e digestão.
A atividade possibilitou  reflexão sobre o trabalho em equipe que ocorre neste processo, quando os dentes a mandíbula e os músculos em harmonia geram um bom resultado nesta etapa da digestão.
Como pudemos ler na revista e comprovar na prática com este protótipo, os músculos transferem movimento e força para os dentes e mandíbula por meio do príncipio da alavanca.
Aproveitamos os elementos sugeridos direta ou indiretamente neste tema para conversar sobre a importância de uma boa mastigação, do cuidado com os dentes, alimentos nutritivos e importantes a saúde do nosso corpo e etc. 
Foi um sucesso este estudo que desencadeou nosso primeiro relatório.
                                                É sempre muito bom aprender com prazer!!!

Relatórios

Hoje, iniciamos a prática de elaborar relatórios ao final das atividades desenvolvidas nas oficinas.
A turma Robo 01 fez a estréia dos relatórios .
Após a montagem e a apresentação do protótipo, o grupo faz o relato escrito da aula.
Nos relatórios, são registrados pelo(a) líder, as considerações do grupo sobre o trabalho, os conceitos envolvidos e observações cabíveis.
Este é um exercício bem interessante de escuta e relato, onde cada um tem voz e vez para contribuir com o trabalho.