quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Agenda

Na próxima semana trabalharemos duro nos preparativos ao Campeonato da FLL que será nos dias 6 e 7 de novembro.
Também no dia 5 de novembro, temos compromisso agendado na Escola. Estaremos participando do encontro com a autora Bia Hetzel e demonstando um pouco dos nossos insetos!!
Vamos trabalhar robots!!!
Tá pensando que a gente brinca de Lego é?

Um amigo de sentimentos


Quem disse que a máquina não tem sentimento não conhece o Little Joey. É, Little Joey é uma máquina,mais especificamente um Robô.
Ele pertence a Escola Província de São Pedro, de Porto Alegre e estava na Mostratec.
Cada vez que passava uma menina bonita, ele não sossegava até ganhar um beijinho!
Viram como é sentimental!

Parabéns aos alunos pelo robô e pela maneira inteligente e criativa que o conduziam!!!

Curiosidades da Mostratec


Na 24ª Mostratec, além da área específica da Robótica, haviam estandes apresentando os trabalhos científicos realizados por estudantes de diferentes países.
Os estudantes em sua maioria, estavam trajados com roupas típicas de seus países ou uniformes de suas escola. Foi especial e curioso poder observá-los e conhecer um pouco do que estão aprendendo!!
Parabéns a todos!!!
Que bela aula de geografia e conhecimentos gerais nós tivemos!!!
Veja outras imagens no clip.

Sumô de Robôs


Bastante interessante o desafio Sumô de Robôs.Nele o robô deve empurrar para fora da área de prova o adversário. Para isto é necessário estar com a programação bem elaborada e os sensores de luz sempre alertas. Quem sabe da próxima vez estaremos participando de provas como esta?
Estamos caminhando e aprendendo muito nestes eventos que promovem a troca de experiências entre os alunos e professores e possibilita uma aprendizagem cooperativa, concreta para além da sala de aula e dá ao sujeito aprendiz a real possibilidade de ser protagonista de seu processo educativo.
Parabenizamos aos colegas e professores de todas as rede que lá estiveram participando deste desafio e em especial às EMEFs do nosso município.Valeu!!!

Participação na Mostratec


Ontem estivemos participando da 24ª MOSTRATEC em Novo Hamburgo.
Além de demonstrar um pouco do nosso trabalho pudemos conhecer trabalhos de Robótica desenvolvidos em outras escolas.
Nosso estande foi bastante visitado e pudemos demonstrar nossos protótipos inúmeras vezes.
Além disto conhecemos o desafio Sumô de Robôs e as disputas feitas com os robôs construídos a partir dos recursos da VEX.
Voltaremos se possível no ano que vem!!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pé na estrada

Estamos com o pé na estrada a caminho de Novo Hamburgo.
E a mochila é grande!!!!
MOSTRATEC, lá vamos nós!!! Da Bonja prá Nóia!!!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

E nós estaremos lá?!

Vejam o que diz o Diário de Canoas sobre a Mostratec:


Novo Hamburgo - Começa nesta terça-feira, e de casa nova, a 24.ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (24.ª Mostratec). A maior feira do gênero na América do Sul reunirá em três pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, até sexta-feira, 300 projetos de expositores de 22 países...

... São trabalhos de estudantes que vieram de muito longe para ter suas invenções expostas em território hamburguense. É gente do Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia e de países vizinhos como Argentina e
Paraguai...


E nós estaremos lá?!É o máximo!!!

Um bom dia de trabalho!


Hoje nossa oficina de B30 foi muito proveitosa.
Nossa montagem foi uma mosca. É uma mosca!
Esse trabalho foi desenvolvido depois que recebemos um convite das professoras Andréia e Fabiana da Biblioteca, para participar do encontro com a autora Bia Hetzel no dia 5/11, quinta-feira, aqui mesmo na Escola Fátima.
A autora escreveu vários livros sobre os insetos e para homenageá-la, partilhando um pouco do nosso trabalho, estamos construíndo alguns protótipos.
Os alunos adoraram vê-la batendo as asas, indo e voltando.
E vem mais coisa por aí... Aguardem!!!

Além disto, os Robots construiram e programaram os protótipos que serão apresentados na Mostratec amanhã. E olha,eles ficaram de mais!!!!

Sem dúvida, hoje foi um bom dia de trabalho!

Visitas, agradecimentos e favoritos!!!

Temos recebido mensagens de amigos que visitaram nosso Blog e conheceram um pouco mais de perto este trabalho. Agradecemos o carinho de todos e esperamos receber mais visitas, comentários, idéias e dicas.
Quem sabe em breve possamos fazer parte de seus favoritos!!!
Este trabalho é coletivo e por isso deve ser construído por todos nós!

domingo, 25 de outubro de 2009

Que sucesso!


Os Robots adoraram a oportunidade de controlar robôs da Vex, oferecida pela Escola Emílio Meyer.Foi uma oportunidade única. Que sucesso!

sábado, 24 de outubro de 2009

Mais atividades...

No próximo dia 28/10/09, os Robots estarão participando da Mostratec em Novo Hamburgo. Além de prestigiar o Campeonato de Sumô de robôs, nosso grupo estará apresentando seu trabalho, através da demonstração de protótipos.
Tudo isto graças ao apoio de nossa Coordenadora que prontamente se dispôs a patrocinar transporte para que possamos ir até Novo Hamburgo e a parceria com a Professora Cátia da EMEF João Goulart, que gentilmente abriu espaço para nós em seu estande.
É muito bom poder contar com tais parcerias.
Somos gratos!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Salão do Jovem Cientista da UFRGS 2009


Foi incrível a oportunidade de participarmos deste evento. Os alunos se encantaram com tudo que viram por lá. Agora é só esperar uma nova oportunidade e aproveitar.
É muito bom aprender com prazer!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Salão do Jovem Cientista

Hoje às 14 horas os ROBOTS estarão apresentando protótipos no Salão do Jovem Cientista da UFRGS.
Entusiasmados, os alunos reconhecem esta oportunidade como espaço de aprendizagem, de troca e de experiências significativas, que retratam na prática o valor de cada conhecimento construído.
É na relação com outros sujeitos que vamos construindo e ampliando nossa visão de mundo.
Os alunos estão motivados e ansiosos por realizar esta atividade!

Mostra de trabalhos


Foi especial a participação dos ROBOTS na Mostra de Trabalhos promovida no último sábado, dia dezessete de outubro.
Muitos olhares curiosos foram lançados sobre nossos protótipos e nosso trabalho.
Quem não conhecia o trabalho da Robótica ficou encantado com a desenvoltura dos alunos demonstrando os resultados e apresentando os robôs.
Valeu ROBOTS!!!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O que é FIRST LEGO League (FLL)?

A FIRST LEGO League (FLL) é um programa global criado para envolver e incentivar jovens no mundo ciência e tecnologia. Com participantes entre idades de 9 e 15 anos, a FLL utiliza temas baseados em desafios para engajar os estudantes na investigação e resolução de problemas, colocando-os em contato com o mundo da engenharia Os pilares do programa são os seus valores fundamentais, os quais enfaziam: contribuir com os colegas, espírito desportista, aprendizado contínuo e envolvimento com a comunidade.


Cada desafio anual tem duas partes, o Projeto de Pesquisa e o Robô. Trabalhando em equipes de até 10 jovens, todos guiados por pelo menos um adulto. Os membros tem um curto período de tempo para:

  • Criar um robô autónomo que, em 2 minutos e 30 segundos, deve executar missões pré-estabelecidas

  • Análisar, investigar, e inventar uma solução para uma dada tarefa

  • Criar uma apresentação sobre sua solução inteligente e demonstrá-la para a banca de jurados


* Este material foi retirado na integra do site www.brfirst.org/fll



segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Mostra de trabalhos na Escola

No próximo dia 17/10, sábado, haverá mostra de trabalhos em nossa escola e os Robots estarão demonstrando o trabalho de robótica desenvolvido desde o ano 2007.
A ocasião será para divulgar ainda mais nossas oficinas e ações.

Salão do Jovem Cientista da UFRGS 2009

No próximo dia 20/10/09, os Robots estarão no Salão do Jovem Cientista da UFRGS, realizando demonstração de protótipos.
Venha prestigiar nosso trabalho!

Um pouco de nossa prática


Escrever sobre o trabalho que estamos desenvolvendo através das oficinas de Robótica é muito prazeroso. Pensar nossos encontros, observar fotografias, lembrar os sorrisos, os receios, as frustrações e as muitas expressões dos alunos, bem como perceber o crescimento, as mudanças de atitudes e posturas de cooperação é muito especial e significativo. É como caminhar a favor do vento e sentir a brisa nos levar.

Oficinas de Robótica


O núcleo de Robótica atende quatro grupos de alunos, nos turnos da manhã e tarde. São alunos de B30, C10, C20 e C30 que participam de oficinas por interesse no tema.
Todas as terças-feiras no contraturno escolar, com duração de oitenta minutos, ou seja, um módulo semanal.

Campeonato FLL 2009

Pois é, nosso grupo está trabalhando nos preparativos de mais um Campeonato de Robótica.
Desta vez é o Desafio Conexões Climáticas, promovido pela FIRST do Brasil.
A etapa Regional Porto Alegre ainda está sem data marcada, mas,temos trabalhado bastante para nos preparar.
Os Robots estão empenhados!!!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Objetivo Geral

Desenvolver atividades de Educação Tecnológica, voltadas à Robótica educativa, que promovam a aprendizagem cooperativa, o trabalho em grupo e a pesquisa, estimulando o processo de ação-reflexão-ação, na busca de soluções criativas para situações- problemas, estabelecendo, através da linguagem Logo, a comunicação com o computador, gerando novos possíveis objetos de pensar com, de conceituar e de abstrair, aliando o aprender fazendo, a tecnologia e a comunicação, no processo de formação de alunos cidadãos, conscientes, humanos, cooperativos, solidários e com alta capacidade de cognição.

“Na sociedade da informação, a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar do conhecimento, superando a visão utilitarista de só oferecer informações "úteis" para a competitividade, para obter resultados. Deve oferecer uma formação geral na direção de uma educação integral. O que significa servir de bússola? Significa orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer.”
(Moacyr Gadotti)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A utilização da robótica educativa, leva os alunos e professores a um trabalho de investigação científica, estabelecendo um processo contínuo de colaboração , motivação,criatividade e desenvolvimento de senso crítico, construção e reinvenção, além de ser uma importante ferramenta cognitiva.
Os alunos são protagonistas de sua aprendizagem, aprendendo a trabalhar em equipe, onde a partir de situações-problemas, deverão encontrar soluções criativas e até inovadoras para elas.
“Acredita-se, que através de programas onde o aluno sujeito do processo, é incitado a pensar sobre o problema em questão, a explicitar a solução escolhida da forma que considerar adequada a testar e depurar suas idéias, tanto sobre o dispositivo montado, quanto sobre o programa que o comanda; permitem o desenvolvimento do processo de construção do conhecimento (VALENTE, 2002) .”

Fundamentos do Projeto

Segundo Madalena Freire (1996) “...O sujeito é uma totalidade de ação e pensamento. Afetividade e cognição. Prática e teoria... Mas não existe processo de autonomia(libertação) sem criação e apropriação do pensamento, dos desejos e dos sonhos de vida. É através da reflexão ( no desenvolvimento de suas hipóteses) que o educando se apropria do seu pensamento, no contato com o pensamento dos outros-iguais e teóricos. Para pensar, conhecer um objeto é necessário recriá-lo, reinventá-lo. Nesse processo ocorrem mudanças não somente no objeto mas também no sujeito que atua. O processo de aprendizagem é constituído por esses movimentos de mudanças. Aprender significa mudar, transformar...”.

A Robótica educativa ou pedagógica, caracteriza ambientes de aprendizagem que reúnem Kits de montagens e softwares que permitem programar os modelos montados, aumentando o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas disciplinas.
O aluno vivencia na prática, através da montagem e programação dos robôs, conceitos estudados em sala de aula. Essas atividades valorizam e incentivam o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, a pesquisa, a tomada de decisões, definição de ações, promovendo o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.
A intenção é de instigar o aluno a observar, abstrair e inventar, visando a solução de problemas de sua realidade cotidiana.
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."( Carlos Drummond de Andrade )

PROJETO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: LEGO...LOGO...LEGAL – PERCORRENDO NOVOS CAMINHOS, CONSTRUINDO ROBÔS E CONHECIMENTO

JUSTIFICATIVA:

Acreditando que a Escola é a porta de entrada para o desenvolvimento de novas e inovadoras propostas de ensino devidamente experimentadas, fundamentadas e avaliadas e desde que venham ao encontro bem como, sejam complementares às necessidades de professores, alunos e comunidade, apresentamos o Projeto de Educação Tecnológica: LEGO... LOGO...LEGAL- Percorrendo novos caminhos, construindo robôs e conhecimento.
Esse Projeto tem como objetivo promover a educação tecnológica, a partir de oficinas de Robótica no contraturno escolar.
Fundamenta-se entre outros, nos quatro pilares, definidos pela UNESCO, para a Educação neste novo século, que são : Aprender a ser, Aprender a conviver,Aprender a aprender e Aprender a fazer.
Deste modo, estaremos contribuindo com a formação de pessoas mais criativas, autônomas e flexíveis e oportunizando aos nossos alunos acesso aos recursos tecnológicos, dos quais são totalmente desprovidos, através do uso do computador como ferramenta pedagógica, do trabalho com a robótica educativa e da inclusão no mundo multimídia, que aqui se apresenta através das experiências escolares.